Continuando com meu último post falarei agora dos impactos gerados pelas duas maiores fontes de eletricidade do mundo: queima do carvão em usinas termelétricas e as usinas hidrelétricas.
Comecemos pelas desvantagens do uso do carvão nas termelétricas.
O carvão utilizado gera grandes quantidades de poluentes (gás carbônico, metano, óxidos de nitrogênio, enxofre, cinzas, etc.), contribuindo para o processo de aquecimento do planeta e causando a chuva ácida.
Além disso, os combustíveis fósseis usados nas usinas (carvão, óleo e gás natural) correm o risco de se esgotar por serem utilizados em uma velocidade muito maior do que o tempo necessário para a sua formação, o que torna seu preço muito elevado e cria problemas de abastecimento e confiabilidade de suprimento.

As hidrelétricas são consideradas por muitos como uma fonte de energia 100% limpa por não lançar poluentes no ar. Porém os impactos dela existem e até mesmo na forma de gases poluentes. Algumas das desvantagens:
-Inundam grandes áreas de biomassa;
-Acabam mudando a fauna e flora da região;
-A vegetação inundada se decompõe gerando metano (gás estufa);
-Muitas vezes acaba desalojando população ribeirinha para inundação do local;

Por esses motivos que há a constante busca para diversificar a matriz energética, entre eles a chamada "queima limpa" do carvão como se poder ver nesse site , podendo gerar mais energia diminuindo impactos. A partir de agora poderemos ver as diferentes formas alternativas de geração de energia com impacto ambientais suavizados. Até a próxima!
Por Eduar F.A
0 comentários:
Postar um comentário